Usiminas Mecânica entrega maior viga já fabricada em Ipatinga
Com 56 m e pesando 53 toneladas, já está no canteiro das obras de duplicação do viaduto Leste do Complexo da Lagoinha
Com 56 m e pesando 53 toneladas, já está no canteiro das obras de duplicação do viaduto Leste do Complexo da Lagoinha
Chegou a Belo Horizonte no último fim de semana, as duas primeiras unidades de um lote de oito vigas gigantes que serão usadas na sustentação da nova pista do Viaduto Leste do Complexo da Lagoinha. A maior peça mede 56 metros, tem 53 toneladas, e é a maior viga inteiriça já construída pela Usiminas Mecânica, em Ipatinga. A viagem entre o Vale do Aço e a capital, cerca de 420 km em razão do trajeto especial, foi realizada de forma intermitente de modo a não causar impactos no trânsito e durou sete dias.
Contratado junto à Arteleste Construções, com o gerenciamento da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), o projeto de duplicação do viaduto Leste soma mais de 1.800 toneladas de aço em estruturas, com vigas em tamanhos diversos para cada parte da obra. As estruturas são feitas com o aço USI-SAC 350, material estrutural de alta resistência mecânica e elevada resistência à corrosão atmosférica, destinado à construção civil.
As maiores peças, que demandam transporte especial, representam um recorde para a empresa ipatinguense de bens de capital. “Além do recorde do tamanho da viga, a maior já transportada em estradas brasileiras, para que fosse possível realizar o projeto e o transporte, tivemos que desenvolver um dispositivo especial para o giro da peça sobre as linhas de eixo da carreta,” explica o gerente de Logística Industrial, Flávio Rodney Soares.
A entrega das vigas em grandes dimensões é um dos diferenciais do projeto executado, uma vez que permite maior velocidade de montagem do viaduto e menor impacto ambiental na obra. Logo após a entrega, as peças já começaram a ser montadas no local, seguindo o planejamento da obra. Atualmente, a Usiminas Mecânica cumpre a última etapa de entrega das estruturas metálicas para a obra. Até o final do mês de junho, as últimas vigas devem deixar Ipatinga rumo ao canteiro de obras.
O Complexo da Lagoinha é composto por quatro viadutos e um túnel que interligam as regiões Sul, Norte, Leste e Oeste e alguns dos principais corredores de trânsito da cidade, como as avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos, Pedro II e Afonso Pena. O empreendimento ganhará um elevado específico para ônibus e irá incluir uma pista exclusiva para o MOVE da Avenida Cristiano Machado em direção à Rua São Paulo e a sua interligação com a Avenida Antônio Carlos.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Enaex Brasil é a melhor empresa do país em governança corporativa no setor
Aegea Saneamento tem lucro líquido de R$ 1,2 bilhão no 9M24, 83% a mais que no 9M23
Construção Civil: Inovação e debate para um futuro mais sustentável
Armac atinge receita bruta anualizada de R$ 2 bilhões no terceiro trimestre de 2024